domingo, 30 de novembro de 2008

NONA SEMANA - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fizemos o apagador que faltava. Provavelmente o leitor ja deve ter reparado que não comentamos muito a respeito do motor. Infelizmente nosso projeto não funcionou. Tivemos um grave erro e uma falta de tempo/recursos para conseguir um equipamento.
ERRO = Não deveríamos ter usado engrenagens e correntes de moto. O sistema ficou muito pesado. As correntes são muito difíceis de 'mexer'. Não conseguimos alinhá-las com eficácia. O fator gravidade também atrapalhou nas correntes.
TEMPO/RECURSOS = Nosso motor era muito rápido. Achávamos que conseguiríamos reduzir essa velocidade com polias. A idéia ficou inviável. Precisávamos de um motor mais lento. Já estamos quase no prazo para entregar o projeto. Ou seja, não há tempo para conseguir este motor. Assim, vamos repassar o motor que não é mais útil para nós a outro grupo do lactea.

OITAVA SEMANA

Esta semana montamos a maior parte do nosso projeto. Ja tínhamos o quadro, mas era preciso um suporte para ele. Assim, com a ajuda do Clique (funcionário do CEFET que trabalha na marcenaria) fizemos este suporte para o quadro. Utilizamos madeiras para este. O quador ficou suspenso a uma altura de mais ou menos 1,80 mt do chão. O próximo passo da montagem foi fixar o suporte e os eixos, anteriormente citados, no quadro. Essa parte foi bem difícil, pois depois disso tivemos que colocar as correntes. Achar o tamanho certo da corrente para cada lado e depois alinhá-las foi difícil. Ainda falta fazer um apagador grande que abranja toda a área do quadro.

SÉTIMA SEMANA

Depois de vários dias indo ao campus I, conseguimos os suportes e os eixos para as engrenagens e as correntes do quadro. Devemos deixar aqui os agradecimentos do grupo ao Joel Romano e ao Carlos (funcionarios do CEFET que trabalham no laboratório de mecânica que nos ajudaram sem qualquer resistência). Foram excenciais para que conseguíssimos obter esses eixos. Pegamos duas barras de ferro com a mesma largura do quadro e nela criamos um suporte , também feito de ferro, para fixá-las no quadro. Depois soldamos quatro pinhoes de moto , um em cada lado das barras, para que poçamos correr as correntes. Podemos começar a montagem.

FORMULÁRIO!!!!

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

DE MINAS GERAIS

LACTEA - LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE

FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO

1. TÍTULO DO PROJETO:

“ Apagador de Quadros Motorizado “

2. EQUIPE:

André Gonçalves

Christiano Junio

Douglas dos Anjos

Gabriel Henrique

Professores

Depto./Coor.

Tel/mail p/ contato

Assinaturas

Prof. Orientador/Coord. do Projeto:

1.

Prof(s). assistentes/colaboradores:

1.

2.

Aluno(s) participante(s)

Curso/Turma

1.

2.

3.

4.

Técnico(s) Administrativo(s)

Monitores

Depto./Coord./Setor

1.

2.

3. SITUAÇÃO – PROBLEMA

O tempo é um dos maiores obstáculos de um pré-vestibulando. O tempo utilizado para apagar os imensos quadros de cursinhos poderia ser melhor utilizado. Assim, para resolver este problema e para impedir que os professores obtenham alguma doença proveniente do pó de giz, nós estamos dispostos a criar um mecanismo que apague todo o quadro sem que seja necessário nenhum esforço ou perda de tempo do professor. O Apagador de Quadros Motorizado.

4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos.

(O que você pretende com o projeto, finalidades e público alvo. Inclui a explicitação dos produtos concretos que se pretende alcançar).

O maior objetivo do projeto é , ao mesmo tempo, criar algo que possa diminuir o tempo gasto por professores para apagar o quadro e impedir que estes respirem o pó de giz. Os públicos alvos são as escolas em geral ( ensino médio, faculdades , cursinhos ...).

5. JUSTIFICATIVA:

(Descreva as motivações para a realização deste projeto, as suas expectativas, as dificuldades esperadas, as alternativas possíveis de solução dos problemas, os elementos de apoio e recursos bibliográficos que poderão ser utilizados, etc).

Nos motivamos ao ver que ainda (pelo menos nunca vimos ) não haviam pensado em algo assim. A vontade de ´realmente criar´ algo é muito motivador.

As maiores dificuldades podem ser em relação ao tempo, pois apesar de ser simples exige tempo e também somos ´obrigados´ a dar atenção a outras matérias. Outro problema pode vir quando necessitarmos fazer a parte elétrica do projeto. Ainda não temos conhecimentos para esta parte. Porém, pretendemos recorrer a alunos e professores dos cursos de Eng. Elétrica , Eletrônica e Eletrotecnica do CEFET .

6. METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

(Descreva de forma sucinta os métodos de trabalho e os materiais que serão utilizados no desenvolvimento do projeto)

Obviamente , precisamos de um quadro. Para correr a apagador pelo quadro estamos pensando em usar correntes e engrenagens de motos. Um motor relativamente forte ira fazer estas engrenagens girarem e com isso o apagador ira deslizar pelo quadro.

7. ETAPAS

(Descrição das etapas - metas intermediárias - do trabalho a ser desenvolvido, ao fim das quais se atingirá o(s) objetivo(s) pretendidos. Inclui a indicação das formas de avaliação intermediária dos resultados alcançados ao final de cada uma delas. Inclui também a indicação das pessoas ou setores/coordenações que se responsabilizarão pela avaliação indicada).

ETAPAS

Critérios e Instrumentos de Avaliação

Avaliadores

1.

2.

N – 1 (Penúltima Etapa) Redação do Relatório

N (Última etapa) Apresentação do trabalho

Exemplos: Relatório; Exposição Interna ou Pública; Seminário; Artigo para publicação; etc)

(Exs.: Professores da área; Coordenação do curso; Comissão de Avaliação; etc).

8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:

(Indique as etapas - títulos - e as respectivas datas previstas de início e fim)

ETAPAS

INÍCIO

FIM

1.

2.

(N – 1) Redação do Relatório

(N) Apresentação do trabalho

9. ORÇAMENTO:

(Recursos financeiros demandados. É importante indicar apenas os recursos que sejam imprescindíveis. Na coluna Fonte indique se já existem fontes comprometidas - quais? - ou onde se pretende a obtenção desses recursos. Tais recursos poderão ser solicitados junto aos próprios departamentos / coordenações que apoiam o projeto, ou poderão ser providenciados através de patrocínios e outras formas de apoio como sejam os programas de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica).

Itens

Descrição/Justificativa

Valor(R$) Estimado

Fonte

9.1. CUSTEIO

Servs.de terceiros:

Pessoa física

Servs.de terceiros:

pessoa jurídica

Material de Consumo

Outros

9.2. CAPITAL

Material

Permanente

Equipamento

SOMA

Belo Horizonte,

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SEXTA SEMANA

Estamos tentando concluir o trabalho. Porém, falta muito ainda. O tempo está ficando raro na reta final do semestre. Esta semana estivemos no Laboratório algumas vezes. Estamos preparando o quadro para montar as engrenagens e as correntes para o apagador deslizar. O ´clique´ do laboratorio tem nos ajudado muito. Com ele conseguimos diminuir o tamanho do quadro ( era cerca de 2,20 mt for 1,80 mt e passou a ser de 1,50 mt por 0,80 mt ), renovamos algumas madeiras velhas e agora estamos planejando um suporte para que o quadro fique erguido no ar.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

QUINTA SEMANA






Acima segue um esboco do como, provavelmente, nosso projeto será.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

QUARTA SEMANA

Não fizemos muito esta semana. Na verdade, iniciamos um desenho do nosso projeto que será postado aqui mais adiante e tivemos, mais uma vez, sorte, pois encontramos um quadro no LACTEA que usaremos para a construção do Apagador Motorizado. Pretendemos, como próximo passo, começar a montagem do projeto.

domingo, 28 de setembro de 2008

TERCEIRA SEMANA

Na aula de introdução a prática experimental dessa semana, tivemos um pouco de sorte. Ao entrar no laboratório, vi (Douglas) um motor e o pedi ao professor. Este me cedeu o motor de potência de 1/4 de cavalo. Ou seja, conseguimos um motor sem ter que comprá-lo e ele servirá tranquilamente para o que planejamos. Por ser um motor relativamente forte, a idéia de usar correntes e engrenagens de moto volta a ser viável. Ainda não sabíamos como fazer as ligações deste motor, então pedimos auxílio ao professor Joaquim que fica no laborátorio de eletrotécnica. Ele nos ajudou e, também, nos forneceu um capacitor de 20 micro-farad, necessário para o funcionamento do equipamento. O motor tem um funcionamento de 1650 rpm, assim, o nosso próximo passo será pensar em algum tipo de engrenagem que possa diminuir a sua velocidade.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SEGUNDA SEMANA

Hoje discutimos, em sala, mais detalhes sobre o projeto. Inicialmente, tínhamos a idéia de usar peças de moto (não teríamos que comprar), mas estas peças se tornaram inviáveis devido a seus pesos que, provavelmente, exigiriam um motor muito grande e caro para o funcionamento do apagador de quadros. Com o auxílio de outros grupos e do professor, chegamos a conclusão de que seria melhor usar algum tipo de trilho (como de curtinas ou persianas) para ´correr´o apagador pelo quadro. Agora temos que pesquisar mais sobre essa idéia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PRIMEIRA SEMANA

Na primeira semana tínhamos planejado construir uma mini-usina hidrelétrica.Já estávamos com alguns planos, porém, na aula de introdução a prática experimental da semana, o professor vetou o nosso projeto (disse que no último semestre já haviam construído uma). Assim, com poucos minutos, tivemos que pensar em outro projeto. A idéia que escolhemos foi a criação de um Apagador de Quadros Motorizado.