domingo, 28 de setembro de 2008

TERCEIRA SEMANA

Na aula de introdução a prática experimental dessa semana, tivemos um pouco de sorte. Ao entrar no laboratório, vi (Douglas) um motor e o pedi ao professor. Este me cedeu o motor de potência de 1/4 de cavalo. Ou seja, conseguimos um motor sem ter que comprá-lo e ele servirá tranquilamente para o que planejamos. Por ser um motor relativamente forte, a idéia de usar correntes e engrenagens de moto volta a ser viável. Ainda não sabíamos como fazer as ligações deste motor, então pedimos auxílio ao professor Joaquim que fica no laborátorio de eletrotécnica. Ele nos ajudou e, também, nos forneceu um capacitor de 20 micro-farad, necessário para o funcionamento do equipamento. O motor tem um funcionamento de 1650 rpm, assim, o nosso próximo passo será pensar em algum tipo de engrenagem que possa diminuir a sua velocidade.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SEGUNDA SEMANA

Hoje discutimos, em sala, mais detalhes sobre o projeto. Inicialmente, tínhamos a idéia de usar peças de moto (não teríamos que comprar), mas estas peças se tornaram inviáveis devido a seus pesos que, provavelmente, exigiriam um motor muito grande e caro para o funcionamento do apagador de quadros. Com o auxílio de outros grupos e do professor, chegamos a conclusão de que seria melhor usar algum tipo de trilho (como de curtinas ou persianas) para ´correr´o apagador pelo quadro. Agora temos que pesquisar mais sobre essa idéia.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PRIMEIRA SEMANA

Na primeira semana tínhamos planejado construir uma mini-usina hidrelétrica.Já estávamos com alguns planos, porém, na aula de introdução a prática experimental da semana, o professor vetou o nosso projeto (disse que no último semestre já haviam construído uma). Assim, com poucos minutos, tivemos que pensar em outro projeto. A idéia que escolhemos foi a criação de um Apagador de Quadros Motorizado.