domingo, 30 de novembro de 2008

NONA SEMANA - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fizemos o apagador que faltava. Provavelmente o leitor ja deve ter reparado que não comentamos muito a respeito do motor. Infelizmente nosso projeto não funcionou. Tivemos um grave erro e uma falta de tempo/recursos para conseguir um equipamento.
ERRO = Não deveríamos ter usado engrenagens e correntes de moto. O sistema ficou muito pesado. As correntes são muito difíceis de 'mexer'. Não conseguimos alinhá-las com eficácia. O fator gravidade também atrapalhou nas correntes.
TEMPO/RECURSOS = Nosso motor era muito rápido. Achávamos que conseguiríamos reduzir essa velocidade com polias. A idéia ficou inviável. Precisávamos de um motor mais lento. Já estamos quase no prazo para entregar o projeto. Ou seja, não há tempo para conseguir este motor. Assim, vamos repassar o motor que não é mais útil para nós a outro grupo do lactea.

OITAVA SEMANA

Esta semana montamos a maior parte do nosso projeto. Ja tínhamos o quadro, mas era preciso um suporte para ele. Assim, com a ajuda do Clique (funcionário do CEFET que trabalha na marcenaria) fizemos este suporte para o quadro. Utilizamos madeiras para este. O quador ficou suspenso a uma altura de mais ou menos 1,80 mt do chão. O próximo passo da montagem foi fixar o suporte e os eixos, anteriormente citados, no quadro. Essa parte foi bem difícil, pois depois disso tivemos que colocar as correntes. Achar o tamanho certo da corrente para cada lado e depois alinhá-las foi difícil. Ainda falta fazer um apagador grande que abranja toda a área do quadro.

SÉTIMA SEMANA

Depois de vários dias indo ao campus I, conseguimos os suportes e os eixos para as engrenagens e as correntes do quadro. Devemos deixar aqui os agradecimentos do grupo ao Joel Romano e ao Carlos (funcionarios do CEFET que trabalham no laboratório de mecânica que nos ajudaram sem qualquer resistência). Foram excenciais para que conseguíssimos obter esses eixos. Pegamos duas barras de ferro com a mesma largura do quadro e nela criamos um suporte , também feito de ferro, para fixá-las no quadro. Depois soldamos quatro pinhoes de moto , um em cada lado das barras, para que poçamos correr as correntes. Podemos começar a montagem.

FORMULÁRIO!!!!

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

DE MINAS GERAIS

LACTEA - LABORATÓRIO ABERTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E ARTE

FORMULÁRIO DE DESCRIÇÃO DE PROJETO

1. TÍTULO DO PROJETO:

“ Apagador de Quadros Motorizado “

2. EQUIPE:

André Gonçalves

Christiano Junio

Douglas dos Anjos

Gabriel Henrique

Professores

Depto./Coor.

Tel/mail p/ contato

Assinaturas

Prof. Orientador/Coord. do Projeto:

1.

Prof(s). assistentes/colaboradores:

1.

2.

Aluno(s) participante(s)

Curso/Turma

1.

2.

3.

4.

Técnico(s) Administrativo(s)

Monitores

Depto./Coord./Setor

1.

2.

3. SITUAÇÃO – PROBLEMA

O tempo é um dos maiores obstáculos de um pré-vestibulando. O tempo utilizado para apagar os imensos quadros de cursinhos poderia ser melhor utilizado. Assim, para resolver este problema e para impedir que os professores obtenham alguma doença proveniente do pó de giz, nós estamos dispostos a criar um mecanismo que apague todo o quadro sem que seja necessário nenhum esforço ou perda de tempo do professor. O Apagador de Quadros Motorizado.

4. OBJETIVOS DO PROJETO – Gerais e Específicos.

(O que você pretende com o projeto, finalidades e público alvo. Inclui a explicitação dos produtos concretos que se pretende alcançar).

O maior objetivo do projeto é , ao mesmo tempo, criar algo que possa diminuir o tempo gasto por professores para apagar o quadro e impedir que estes respirem o pó de giz. Os públicos alvos são as escolas em geral ( ensino médio, faculdades , cursinhos ...).

5. JUSTIFICATIVA:

(Descreva as motivações para a realização deste projeto, as suas expectativas, as dificuldades esperadas, as alternativas possíveis de solução dos problemas, os elementos de apoio e recursos bibliográficos que poderão ser utilizados, etc).

Nos motivamos ao ver que ainda (pelo menos nunca vimos ) não haviam pensado em algo assim. A vontade de ´realmente criar´ algo é muito motivador.

As maiores dificuldades podem ser em relação ao tempo, pois apesar de ser simples exige tempo e também somos ´obrigados´ a dar atenção a outras matérias. Outro problema pode vir quando necessitarmos fazer a parte elétrica do projeto. Ainda não temos conhecimentos para esta parte. Porém, pretendemos recorrer a alunos e professores dos cursos de Eng. Elétrica , Eletrônica e Eletrotecnica do CEFET .

6. METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

(Descreva de forma sucinta os métodos de trabalho e os materiais que serão utilizados no desenvolvimento do projeto)

Obviamente , precisamos de um quadro. Para correr a apagador pelo quadro estamos pensando em usar correntes e engrenagens de motos. Um motor relativamente forte ira fazer estas engrenagens girarem e com isso o apagador ira deslizar pelo quadro.

7. ETAPAS

(Descrição das etapas - metas intermediárias - do trabalho a ser desenvolvido, ao fim das quais se atingirá o(s) objetivo(s) pretendidos. Inclui a indicação das formas de avaliação intermediária dos resultados alcançados ao final de cada uma delas. Inclui também a indicação das pessoas ou setores/coordenações que se responsabilizarão pela avaliação indicada).

ETAPAS

Critérios e Instrumentos de Avaliação

Avaliadores

1.

2.

N – 1 (Penúltima Etapa) Redação do Relatório

N (Última etapa) Apresentação do trabalho

Exemplos: Relatório; Exposição Interna ou Pública; Seminário; Artigo para publicação; etc)

(Exs.: Professores da área; Coordenação do curso; Comissão de Avaliação; etc).

8. CRONOGRAMA DE TRABALHO:

(Indique as etapas - títulos - e as respectivas datas previstas de início e fim)

ETAPAS

INÍCIO

FIM

1.

2.

(N – 1) Redação do Relatório

(N) Apresentação do trabalho

9. ORÇAMENTO:

(Recursos financeiros demandados. É importante indicar apenas os recursos que sejam imprescindíveis. Na coluna Fonte indique se já existem fontes comprometidas - quais? - ou onde se pretende a obtenção desses recursos. Tais recursos poderão ser solicitados junto aos próprios departamentos / coordenações que apoiam o projeto, ou poderão ser providenciados através de patrocínios e outras formas de apoio como sejam os programas de apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica).

Itens

Descrição/Justificativa

Valor(R$) Estimado

Fonte

9.1. CUSTEIO

Servs.de terceiros:

Pessoa física

Servs.de terceiros:

pessoa jurídica

Material de Consumo

Outros

9.2. CAPITAL

Material

Permanente

Equipamento

SOMA

Belo Horizonte,

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SEXTA SEMANA

Estamos tentando concluir o trabalho. Porém, falta muito ainda. O tempo está ficando raro na reta final do semestre. Esta semana estivemos no Laboratório algumas vezes. Estamos preparando o quadro para montar as engrenagens e as correntes para o apagador deslizar. O ´clique´ do laboratorio tem nos ajudado muito. Com ele conseguimos diminuir o tamanho do quadro ( era cerca de 2,20 mt for 1,80 mt e passou a ser de 1,50 mt por 0,80 mt ), renovamos algumas madeiras velhas e agora estamos planejando um suporte para que o quadro fique erguido no ar.